Ilha ou Península? Você já deve ter escutado essa pergunta de algum projetista, não é?
Na cozinha, as bancadas ou passa-prato são uma tendência que a cada ano ganham mais destaque.
Cozinha com ilhas são ideais para integrar os ambientes, para quem ama cozinhar e, acima de tudo para aproximar mais a família e os amigos na hora da preparação da comida.
É muito comum especificar a bancada que divide a cozinha e a sala de jantar como ilha. Elas possuem a mesma funcionalidade, não diferem em medidas. Mas, apesar de ser uma denominação que pode variar entre cada profissional, nem toda bancada de cozinha é uma ilha.
Ilhas
Penínsulas
Ilhas
Ilhas são bancadas de cozinha que ficam soltas no ambiente. Não há paredes ou armários ao redor e pessoas circulam livremente por todos os lados da bancada.
Podem ser altas, para acomodar banquetas, bem como podem ter a altura de uma mesa, assim acomodam cadeiras.
Penínsulas
Quando há paredes ou armários ao redor, a bancada é conhecida como península. Pois ela faz a união entre dois pontos. Ela unifica. E, em alguns casos, dá a impressão de estar suspensa.
Mesmo sendo uma cozinha com ilha ou península, a bancada oferece várias vantagens, como:
→ Instalação de cooktop, fogão de embutir, cubas, torre de tomadas, calha úmida.
→ Apoiar itens de decoração e utensílios que otimizem o tempo na cozinha, bem como bandejas com temperos, talheres, até vasos com temperos frescos.
→ Cria novos espaços para acomodar pessoas, com o uso de banquetas e cadeiras, que podem ser distribuídas ao redor. Por outro lado você deve observar as dimensões mínimas. Neste artigo – “BANCADAS DE REFEIÇÕES MODERNAS. SAIBA QUAL O TAMANHO E ALTURA IDEAL PARA SUA COZINHA” – falamos sobre as medidas adequadas, bem como o uso de banquetas e cadeiras nas bancadas com alturas diferentes.
→ Ganha mais espaços de armazenamento, como gavetas, nichos.
Atenção aos detalhes
Antes de executar a bancada, pense em todos os eletrodomésticos que serão usados na bancada.
Se for instalar uma cuba, projete toda a instalação hidráulica antes de colocar o piso.
Se tiver um cooktop, deixe a elétrica preparada no chão e também no teto, para acomodar a coifa.
Se o forro for de gesso, planeje uma estrutura na laje para sustentar e fixar o peso da coifa, bem como a tubulação de saída do exaustor.
Como você viu, mesmo sendo uma ilha ou península, alta ou baixa, ela é uma ótima alternativa para criar um ambiente descontraído, inspirador e afetuoso na cozinha.
Você pode imaginar isso tudo com a nossa execução de projetos. Cuidamos da cozinha dos seus sonhos! 🧡
Curtiu as dicas de cozinha com ilha? Se tiver alguma dúvida, pode contar conosco. Ficaremos felizes em ter você perto. 🙂
Comentários (4)
Narriman Pereira
9 de junho de 2020Olá! Gostaria de saber a cor dos móveis planejados na cozinha em quartzo branco?!
admin
15 de junho de 2020Olá, Narriman! Tudo bem? Foi o MDF Gianduia, da Duratex. 🙂 Abraços
Weslei Correa
28 de fevereiro de 2021Na península em MDF a parte que desde ao chão. Como proteger o MDF da umidade de um acidente, que entorne água no chão ou até mesmo os panos úmidos da limpeza diária.
admin
8 de março de 2021Oi Weslei. O ideal é manter seco ou investir no MDF ultra, este aguenta mais a umidade.
Mas, se for passando o pano todos os dias, ele com o tempo vai expandindo mesmo. Teria que ter o cuidado diário mesmo. 🙂