A arquitetura sagrada, como toda a arte, exige a transposição da beleza, do sentimento à ação, do pensamento à matéria.

Na arquitetura sacra moderna,  mais importante do que conhecer as formas e técnicas de arquitetura, é saber e entender o contexto das palavras igreja, comunidade orante e as normas do concílio, ainda assim, a liberdade da arte deve estar presente.

Além disso, sempre deve ser um projeto que transmite valores como a soberania de Deus, realeza de Cristo e a valorização do homem afinal é ali que a comunidade estará presente.

arquitetura de igreja com altar, ambão, cadeira do padre, pulpito decorado com granitos marrom e porcelanato, iluminação neutra

Presbitério | Altar de igreja em Granito Café Imperial | Projeto Sidnei Machado

Tudo que se desenha na igreja tem um sentido e importância.

Entretanto, quando se trata de dar ao edifícios antigos doses de modernidade, de receptividade, o arquiteto deve transmitir a comunidade o sentimento de que, mesmo na imobilidade de uma arquitetura do passado – que deve ser respeitada –  bate um novo coração, corrente com os novos tempos e que permite o melhor acolhimento e a maior participação da comunidade.

Mobiliário Sagrado ou Arte Sacra

No presbitério, principalmente, há três pontos importantes e que devem ser pensados antes da construção da igreja, pois possuem normas que devem ser apreciadas pela Comissão Diocesana de Arte Sacra (espaço litúrgico).

O Altar, que é a mesa da eucaristia. Geralmente confeccionado em granito para destacar a nobreza do material, além de  transmitir a solidez da peça.

Altar com detalhes de cruz

O Ambãoque é a mesa da palavra. Principalmente é o lugar de onde se proclama e anuncia a Palavra de Deus;

igreja, ambão, granito café imperial, unipedras

E a Sédia, que é a cadeira do presidente. Geralmente acompanhada das cadeiras dos presbíteros. Exercendo hierarquia sobre elas.

poltrona padre, ministros

Essas três peças são as mais importantes e primordialmente devem ficar visíveis logo que se olha para o presbitério.

Na arquitetura sagrada, muitos liturgistas defendem o uso da pedra natural, não apenas pela sua demonstração de solidez. Como também por pela bíblia, pois quando se quer falar sobre Cristo, se relaciona muito mais a pedra. É uma certa tendência.

Neste projeto do arquiteto Sidnei Machado ( @arq.sidneimachado ) que executamos, a Igreja Nossa Senhora de Fátima recebeu o granito marrom café. Uma pedra escura que contrasta com as cores claras do porcelanato no piso, bem como nas divisórias que criam dois volumes na parte de trás das poltronas e também nos pedestais de madeira natural.

Além de todo o projeto, um grande destaque é a iluminação que contempla a arquitetura e a liturgia. 

arquitetura de igreja com altar, ambão, cadeira do padre, pulpito decorado com granitos marrom e porcelanato, iluminação neutra

Presbitério | Altar de igreja em Café Imperial | Projeto Sidnei Machado

altar em granito marrom café, para imagens de santos, arquitetura sacra

Altar para imagens

Ambão

altar para imagens em granito, arquitetura sagrada, arte sacra

sédia, granito marrom, igreja

Presbiterio, granito marrom café, altar

Toda a arquitetura sagrada é focada “para a união e para a paz” de toda a comunidade.

Esperamos que tenha gostado. Até a próxima! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published.