Você já deve ter conhecido o mármore carrara, não é?  Ele é visto não somente em banheiros, mesas, salas, como também em ambientes comerciais, como recepções de salões de beleza, escritórios

#marbletrends

 

Ele é um mármore extraído da cidade de Carrara, na Itália. Seu uso é conhecido desde a Roma Antiga, quando foi utilizado para construir o Panteão de Roma, famoso por sua cúpula.

Muitas esculturas do Renascimento foram construídas com mármore proveniente de Carrara. David de Michelangelo, uma das mais famosas esculturas do artista renascentista, foi esculpida em uma única peça de mármore. 

O trabalho, que durou 3 anos, retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do autor. 

Obra David de Michelangelo

Sem dúvidas, o mármore Carrara é uma pedra atemporal,  com um alto grau de sofisticação. Possui o fundo branco e veios acinzentados, sendo alguns bem marcados e outros mais sutis.

Embora seja um material que nunca saiu de moda, o Carrara voltou com força principalmente nos últimos anos, e não só com o intuito do uso de bancadas de banheiros, cozinhas,  mas sim como também em toda a decoração.

Além do uso da pedra natural, hoje vemos sua textura estampada em copos, almofadas, bandejas e até no papel de parede.

Com toda certeza é o queridinho do momento! Ele está entre os nossos top 10 em vendas.

Muito especificado por arquitetos e designers de interiores em seus projetos, pois é uma pedra neutra.

Encaixa-se perfeitamente em vários estilos, como escandinavo, minimalista, contemporâneo, bem como no estilo clássico, e não só pela sua sofisticação, mas também pela sua leveza, bem como por sua tonalidade clara.

Além disso, é um mármore com muitas vantagens, além do seu design exclusivo, são: fácil limpeza, resistência e durabilidade.

Usado frequentemente em ambientes internos, é visto em pisos, escadas, painéis, em revestimento de móveis, bem como também em banheiros.

Para ilustrar, abaixo colocamos algumas variações de veios, movimentos e tonalidades do mármore Carrara. 

Ambientes que executamos com o mármore Carrara

Banheiros

bancada de maquiagem com cuba, cadeira eiffel, espelho, marmore carrara banheiro com televisao bancada para maquiagem com cuba e torneira marmore carrara
| Fotografia Michel Teó Sin - Arquiteta Taty Iriê | Execução Unipedras

No closet projetado pelo escritório de arquitetura Taty Iriê, a bancada para maquiagem ganhou uma cuba para auxiliar na hora da maquiagem ou na hora de se vestir.

A bancada foi confeccionada em mármore carrara. 

iluminação indireta rasgo no gesso spot embutido Lavabo | Bancada com cuba esculpida em Mármore Carrara | Fotografia Michel Téo, torneira de parede, lavabo com persiana

Aqui o lavabo ganhou uma pia extensa, com cuba esculpida.

Ambientes Comerciais

Recepção de escritório projetada pelo escritório Studio Luz e Design. Revestida em mármore Carrara, ganhou iluminação que valorizou o balcão.

Bancada para recepção em mármore carrara com iluminação e led, ambiente comercial, recepção, boiserie, arandela dourada, porcelanato portobello
Recepção em Mármore Carrara | Projeto Studio Luz & Design | Execução Unipedras

Cozinhas

O mármore Carrara também pode ser protagonista na cozinha, desde que mantenha o devido cuidado e cautela no uso diário, dessa forma manterá o brilho do material por um bom tempo.

As bancadas desta cozinha foram completamente executadas em mármore. A área molhada, ou rebaixo recebeu cuba dupla, com laterais duplas que vão até o chão. A bancada seca também foi executada com laterais duplas e com uma cuba esculpida. 

cozinha em marmore carrara com balcao em madeira natural painel fotografico de pimentas
Bancadas com cuba esculpida, rebaixo duplo | Escritório Mantovani e Rita - Arq. Roberto Rita | Foto Vicente Schmitt
Bancadas com cuba esculpida, lateral até o chão, rebaixo duplo | Escritório Mantovani e Rita - Arq. Roberto Rita | Foto Vicente Schmitt

Espaços Gourmet

Nesta área gourmet, a bancada se estendeu ate a churrasqueira, ganhando revestimentos em meia parede e em toda a sua extensão.

Churrasqueira e pia com cuba, meia parede revestida em marmore - residencia-porto-da-lagoa2547 - Foto Vicente Schmitt - Mantovani e Rita pia e churrasqueira em marmore carrara, area gourmet, madeira de demolição
Churrasqueira e pia com cuba esculpida, meia parede revestida em Mármore Carrara | Tampo de mesa em Mármore Branco Especial | Fotografia Vicente Schmitt | Projeto Mantovani e Rita

Objetos Decorativos

Não só em bancadas vemos a pedra, todavia, com a tendência do marmorizado a pedra foi parar em vários objetos.

Abaixo algumas bandejas que circulam em todos os cômodas da casa.

bandeja em marmora carrara, objeto decorativo, marmore carrara com batom mac, brincos e anel
bandeja carrara com maquina tres corações
bandeja em marmore carrara, fundo preto, planta

Dicas Essenciais:

Lembre-se: toda pedra natural merece um cuidado especial! Elas não gostam de produtos químicos, óleos, tintas, pigmentos e calor. 

→ Limpe somente com produtos neutros e panos úmidos. 

 Use sempre apoio para panelas quentes.

→ Impermeabilize a cada 6 meses

→ Eventualmente limpe sua pedra com cera de carro, porém faça o teste em um pequeno pedaço antes.

Escolha seu mármore carrara pessoalmente. Há muita variação de tonalidade e veio de uma chapa para outra.

 

E você já curtiu a essa tendencia de decoração? 

O mármore Carrara tem um potencial muito amplo. Explore ele em todos os sentidos. Temos certeza que ele irá se encaixar no projeto.

Esperamos que tenha gostado. Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published.